segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Ciclo de Conferências sobre Ciências Documentais na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, de Janeiro a Abril



Ciclo de Conferências sobre Ciências Documentais


Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa


Datas: 19 e 26 de Janeiro, 9 de Fevereiro, 27 de Abril e 18 de Maio de 2007.



Programa:

19 de Janeiro (6ª Feira) / 14:30h
"Fundamentos dos Estudos Bibliométricos”

por Mª Ángeles Zulueta García, Licenciada em Medicina e Doutora em Ciências pela Universidade Autónoma de Madrid. Professora Titular da Universidade de Alcalá (Madrid, España).

“A Bibliometria é uma disciplina incluída no campo da Documentação Científica, que tem como objectivo a análise e avaliação da actividade científica mediante a aplicação de técnicas estatísticas aos diferentes elementos bibliográficos, contidos nos documentos científicos.
Surgiu como resultado da curiosidade dos próprios investigadores para conhecerem o seu âmbito de trabalho, mas hoje converteu-se numa ferramenta muito importante para a tomada de decisões em Políticas Científicas e para a Gestão de Bibliotecas Especializadas. “



26 de Janeiro (6ªFeira) / 14:30h
"A Biblioteconomia e a Documentação como objecto/s de Investigação”

por Esperanza Martínez Montalvo, Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid, Professora titular da Universidade de Alcalá (Madrid, España) e Coordenadora, por Alcalá, do Doutoramento em Ciências Documentais da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa.

“O objectivo de nos familiarizarmos com o conhecimento da área da Documentação de um ponto de vista científico, pressupõe uma grande complexidade, uma dificuldade que se manifesta desde as suas origens devido ao seu carácter multidisciplinar e ao aparecimento de numerosos contributos teóricos que a trataram a partir de perspectivas muito divergentes, dando lugar a definições muito díspares e à utilização de termos muito distintos para a designar. Penetrar no seu entendimento supõe reconhecê-la, não só como uma realidade que tem de ser analisada, medida e compreendida mas também como produto cultural que há que desenvolver e gerir, em constante processo de criação. É um saber que faz parte das características comuns da Ciência e que aplica métodos científicos para a recolha, classificação, ordenação e interpretação dos dados, por forma a chegar aos princípios e às causas mais gerais da actividade científico-informativa da qual se ocupa.”



9 de Fevereiro (6ª Feira) / 14:30h
"A Avaliação em Espanha dos Serviços de Informação e Documentação para uma Integração no Espaço Europeu"

por Ana Isabel Extremeño Placer, Doutora em Ciências Políticas pela Universidade Complutense de Madrid e Professora titular da Universidade de Alcalá (Madrid).

“O desenvolvimento de sistemas de garantia de qualidade constitui uma prioridade do Espaço Europeu de Educação Superior. Neles se incluem os processos de avaliação da qualidade dos serviços que prestam as Universidades Espanholas, entre os quais destacaremos, pela sua relevância na aprendizagem, docência e investigação, os serviços prestados pelos Centros de Informação e Documentação. A Agência Nacional de Avaliação da Qualidade e Acreditação (ANECA) será o orgão responsável por cumprir esses objectivos seguindo as recomendações internacionais que são sustentadas pelo modelo EFQM, desenhado pela própria Agência, para tal fim.”



27 de Abril (6ª Feira) / 14h30
Investigação em Edição Contemporânea

Emilio Torné Valle
Doutor em Documentação pela Universidade Carlos III de Madrid e Professor Contratado Doutor da Universidade de Alcalá (Madrid)



18 de Maio (6ª Feira) / 14h30
Gestão Electrónica de Documentos e Acesso à Informação

Julio Cerdá Díaz
Doutor em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Murcia e Professor Associado da Universidade de Alcalá (Madrid)


Fonte: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa

1 comentário:

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado